sexta-feira, 7 de junho de 2013

Os onze princípios da propaganda nazista de Goebbels

Hilter desfila em carro aberto para uma multidão enfeitiçada pela lavagem cerebral nazista.
Os princípios de propaganda/comunicação abaixo foram idealizados pelo ministro da Propaganda do regime nazista de Adolf Hitler, durante o temível e sanguinário III Reich, Joseph Goebbels.

Não obstante ser princípios direitistas, é muito comum vermos tais ensinamentos postos em prática por gente que se diz de “esquerda” e “revolucionário”.
Joseph Goebbels: seus princípios de propaganda/comunicação são usados também por alguns dirigentes de esquerda

Leiam abaixo e tirem as suas próprias conclusões:

1) Princípio de simplificação e do inimigo único. Adotar uma única ideia; um único símbolo; individualizar o adversário em um único inimigo.

2) Princípio do método de contágio. Reunir os adversários em uma só categoria ou indivíduo. Os adversários tem de constituir-se em suma individualizada.

3) Princípio da transposição. Atribuir ao adversário os próprios erros ou defeitos, respondendo o ataque com o ataque: “Se não podes negar as más notícias, inventa outras que as distraiam”.

4) Princípio do exagero e desfiguração. Converter qualquer anedota, por pequena que seja, em ameaça grave.

5) Princípio da vulgarização. “Toda propaganda deve ser popular, adotando seu nível ao menos inteligente dos indivíduos, aos que se dirige. Quanto maior seja a massa a convencer menor há de ser o esforço mental a fazer. A capacidade de entendimento das massas é limitada e sua compreensão rara; além do mais tem grande facilidade para esquecer.”

6) Principio de orquestração. “A propaganda deve limitar-se a um número pequeno de ideias e repetí-las incansavelmente, apresentando-as de diferentes perspectivas; mas sempre convergindo sobre o mesmo conceito. Sem ranhuras nem dúvidas”. Se uma mentira se repete suficientemente, acaba por converter-se em verdade.

7) Principio de renovação. Emitir constantementes informações e argumentos novos a um ritmo tal que, quando o adversário responda, o público está já interessado em outra coisa. As respostas do adversário nunca devem poder contrariar o nível crescente de acusações.

8) Principio da verossimilhança. Construir argumentos a partir de fontes diversas, através dos chamados balões de ensaios ou de informações fragmentadas.

9) Principio do silêncio. Calar sobre as questões das quais não se tem argumentos e encobrir as noticias que favorecem o adversário; também contra-programando com a ajuda de meios de comunicação afins.

10) Principio da transfusão. Por regra, a propaganda opera sempre a partir de um substrato preexistente, seja uma mitología nacional ou um complexo de ódios e prejuízos tradicionais. Se trata de difundir argumentos que possam se nutrir em atitudes primitivas.

Do blog do Robert Lobato

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