quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Mapa da Violência: São Luis é cinco vezes maior em homicídios que SP


A onda de violência que assola a ilha de São Luís foi o tema principal na sessão ordinária desta segunda-feira (05), na Assembleia Legislativa. O Jornal Pequeno publicou na capa do último domingo (04) dados estatísticos dos homicídios nos últimos dois meses na Região Metropolitana.

O deputado Bira apresentou os números levantados pelo periódico. Segundo o JP, foram registrados 70 casos de homicídios em São Luís nos últimos dois meses. Em São Paulo, no último mês de outubro, foram registrados 145 homicídios e no mês de setembro 135, num total de 1.064 homicídios este ano. Na ilha de São Luís foram 572 homicídios em 2012.
Em comparação proporcional com a capital paulista, a ilha de São Luís é cinco vezes mais violenta. A região metropolitana tem 1.310.000 habitantes, São Paulo tem 11.380.000 habitantes. A população da cidade de São Paulo é 8,68 vezes maior do que a população da ilha de São Luís. No entanto, tivemos aqui na ilha, este ano, 43 mortes a cada 100 mil habitantes, enquanto que na cidade de São Paulo temos nove mortes a cada 100 mil habitantes.
Bira mostrou-se assustado com a omissão do Governo do Estado e da Secretaria de Estado de Segurança Pública. Ele fez um paralelo entre a postura do Governador de São Paulo, que todo dia tem que dar explicações pela violência, e a do Governo do Maranhão que não se pronuncia.
“Aqui a gente não ouve nenhuma autoridade se manifestar, nem a governadora e nem o secretário de Segurança dá uma palavra apenas em razão desse crescimento de criminalidade. Esse crescimento de criminalidade aqui é absurdo e a população está cada dia mais assustada”, criticou o deputado.
O parlamentar requer providências urgentes para tentar solucionar este grave problema que apavora a ilha de São Luís. Para ele, a população está ficando à mercê da expansão da criminalidade na ilha sem que haja providências. Cada dia mais aumenta a quantidade de homicídios.
“Parece que os vídeos de monitoramento não estão servindo para nada. Gastaram R$ 19 milhões para instalar 100 câmeras, e os homicídios estão crescendo. É preciso que o Governo do Estado apresente um plano especial de enfrentamento. São Luís está desamparada e a criminalidade está tomando conta da nossa ilha, dos quatros municípios da grande ilha de São Luís”, concluiu Bira.
E enquanto somente se discuti somos vitimas de diversos atos de violência desse tipo e de outros crimes, sempre à mão armada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário