quarta-feira, 15 de junho de 2016

Paço do Lumiar é pioneiro na implantação de criação aviária sustentável na Comunidade Mojó


A Prefeitura de Paço do Lumiar e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizaram, nesta segunda-feira (13), a entrega de um aviário na Comunidade Mojó. A iniciativa é pioneira em todo o Estado, e que busca incentivar a criação de aves, utilizando materiais existentes no próprio meio rural.
O Prefeito Josemar Sobreiro acompanhou o início dos trabalhos e ressaltou a importância para o município em ser pioneiro na implantação do projeto sairá para outras localidades do Estado. “É mais um trabalho que estamos iniciando juntamente com outros órgãos e as famílias da Comunidade Mojó. Vamos dar total atenção e assistência para que esta ação alcance bons resultados no fomento à economia dessas famílias, e que daqui possa ser estendido a outras partes do estado”.
O evento, intitulado “Dia de Campo”, incluiu também uma programação com palestras e oficiais sobre o sistema alternativo de criação de galinhas caipiras. Ao longo do dia, foram realizadas cinco estações temáticas, apresentando as etapas, desde a construção do aviário até o modelo de criação, equipamentos alternativos do sistema, manuseio correto e sustentável para uma melhor qualidade nutricional, entre outros.
A ação integra os trabalhos desenvolvidos pelo Sistema Integrado Alternativo de Criação de Aves Caipiras (PROCAP) do Programa Brasil sem Miséria (PBSM) com o apoio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo Federal.
O secretário da Semapa, Rodrigo Costa elogiou a iniciativa compartilhada da gestão de Paço do Lumiar com a Embrapa e demais instituições. “Estamos entregando um sonho à comunidade do Mojó. Fomos buscar iniciativas inovadoras junto à Embrapa, que é uma das entidades de maior credibilidade no setor agropecuário no país. Esse aviário vai agregar valores para os agricultores. Paço do Lumiar sai na frente, mais uma vez, plantando uma semente que com certeza se estenderá para outras localidades’’, avaliou.
Segundo o Chefe-Geral da Embrapa da Meio-Norte, Valdemício Ferreira de Sousa, “o uso dessas tecnologias na criação das aves, possibilita uma produção eficiente ao criador. O projeto apresenta uma tecnologia barata e acessível ao agricultor familiar, além da alta produção, graças ao convênio com a Prefeitura, que tem dado certo, uma vez que se percebe a preocupação do gestor municipal com os assuntos do campo. Quem ganha são os produtores rurais que recebem incentivos para impulsionar a produção e gerar renda com sua própria criação, declarou.
O encontro aconteceu na casa da presidenta da Associação dos Pequenos Agricultores de Mojó, Irismar Nunes Santos, 60 anos, que recebeu o aviário modelo do sistema alternativo. Para ela, “o benefício desse sistema é a melhoria da sustentabilidade das aves, uma vez que vamos poder consumir e vender um produto com excelente qualidade nutricional. Espero que possa ser multiplicado a todos os agricultores da comunidade”, disse agradecida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário