terça-feira, 21 de junho de 2016

Prefeitura de Paço do Lumiar inicia cursos preparatórios gratuitos para 420 alunos da rede municipal e da comunidade


Essa é a marca da nossa gestão: trabalhar para melhorar a vida das pessoas. Estamos dando a largada em mais um projeto que vai proporcionar um grande salto na educação de Paço do Lumiar, oferecendo oportunidade para mais de 400 jovens, futuro do nosso município, de se capacitarem gratuitamente para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e também para as escolas de segundo grau. Temos a certeza que esses estudantes vão galgar novos degraus em suas carreiras profissionais com o Rumo para o Futuro que está entre as iniciativas de destaque de todo estado”, declarou, emocionado, o prefeito Josemar Sobreiro, na cerimônia que marcou o início dos cursos Pré-Vest e Pré-Med no auditório do Instituto de Ensino Superior Franciscano do Maranhão (IESF/MA), no bairro Maiobão.

O projeto, intitulado ‘Rumo ao Futuro – Todos pelo Sucesso Escolar’, é uma promoção da Administração Municipal por meio da Secretaria de Educação (Semed), que visa oferecer a alunos da rede de ensino e à população luminense, capacitação para ingresso nos ensinos Médio e Superior.

O evento teve também com as presenças do secretário municipal de Educação, Júlio Sales; da primeira dama, professora Ivone Oliveira; do vereador Welington Sousa, presidente da Comissão de Educação de Paço do Lumiar; da diretora do IESF, Honorina Carneiro; da presidente do Conselho Municipal de Educação, Ana Patrícia Rodrigues, além de gestores escolares, professores, técnicos do município e os alunos matriculados nos cursos.

O secretário Júlio Sales falou enfatizou o diferencial do ‘Rumo ao Futuro’. “A Prefeitura de Paço do Lumiar está cumprindo seu papel com um diferencial: capacitar não só os jovens da rede municipal de ensino como também a comunidade em geral, para que possam ingressar nas melhores escolas de ensino médio e nas faculdades mais renomadas do país. Agradeço ao prefeito Josemar, que não tem medido esforços, para que possamos melhorar os índices de desenvolvimento humano, dando melhores condições de vida às pessoas que aqui residem”.

Para ministrar a aula inaugural, a Semed convidou o professor de Física, Paulo Prado, licenciado em “Coaching” pela Sociedade Brasileira de Coaching – SBC, com mais de 20 anos de experiência em sala de aula nos cursos pré-vestibular Objetivo, Albert Einstein e Carlos Chagas (GO) e nas escolas Dom Bosco, Batista, Santa Teresa e Educator. Prado fez uma palestra motivacional com dinâmicas de interação aos alunos presentes no auditório.

Ana Carolina, 17 anos, uma das alunas do Pré-Vest, disse que é uma oportunidade única não só para ela, como também para cada um que conseguiu uma vaga no preparatório. “Aqui está o sonho de cada um de nós. Espero que todos possam chegar ao seu objetivo, no meu caso, que é o de fazer uma faculdade e de ter uma profissão. Que essa iniciativa da prefeitura continue”.

Sobre o Rumo ao Futuro – O programa tem como objetivo oferecer, sem nenhum custo aos alunos, reforço na preparação para exames de 2º grau e para o ENEM e universidades. A iniciativa foi dividida em suas modalidades para absorver a demanda do município. O Pré-Médio consiste na revisão do conteúdo didático a estudantes regularmente matriculados no 9° ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de Paço do Lumiar. Já o Pré-Vest é um preparatório destinado às pessoas da comunidade em geral, que já tenham concluído o Ensino Médio, e para aqueles que estão cursando o 3° ano.

O titular da Educação explicou que as inscrições superaram as expectativas. Por conta disso, foi montado um cadastro reserva para que, em casos de desistência ou desligamento dos preparatórios, a Prefeitura possa chamar os excedentes. “Temos uma lista de reserva com quase 100 inscritos. A metodologia aplicada nos preparatórios é igual a dos colégios particulares. Nossos alunos serão avaliados constantemente, e não podem faltar e nem chegar atrasados nas aulas. Caso isso ocorra com frequência, ele será desligado do programa, dando lugar a outro inscrito”, alertou professor Júlio Sales.


Os aulões acontecem sempre aos sábados, semelhantes aos cursinhos pré-vestibulares, duas vezes ao mês para cada modalidade, com término previsto para o mês do ENEM. O programa tem a parceria do IESF e de cursinhos da região Metropolitana. Todo material didático é fornecido pela Administração Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário