domingo, 21 de abril de 2013

Eleições 2014: os reflexos da fusão PPS/PMN no Maranhão



PPS e PMN realizaram seus congressos na última quarta-feira (17), em Brasília, e ambos aprovaram a fusão dos dois partidos e a criação de uma nova sigla, intitulada Mobilização Democrática (MD). A fusão dos partido traz, evidentemente, consequências imediatos nos estados.
No Maranhão, a condução do novo partido ainda não definida, mas tudo indica que os deputados estaduais Eduardo Braide e Eliziane Gama serão os principais nomes da nova legenda.
Uma fonte com bom trânsito no PPS disse ao Blog do Robert Lobato, que o deputado federal Roberto Freire, o todo-poderoso do PPS nacional, gostaria que o controverso Paulo Matos liderasse o Mobilização Democrática no estado, mas, altruísta como é, Matos teria dito que já esteve por muito tempo no comando do PPS e que o mais correto seria que a deputada Eliziane Gama assumisse a missão de presidir o partido no Maranhão.
São cartas fora do baralho na atual conjuntura partidária do MD local, o deputado estadual Othelino Neto e o deputado federal Simplício Araújo,ambos com grandes possibilidades de migrarem para o PSB ou mesmo para o PCdoB. Os dois correm sérios riscos de ficarem sem mandato a partir de 2015 por conta dessa questão de legenda.
Diferentemente de Othelino e Simplício, os seus colegas Eduardo Braide e Eliziane Gama já conseguiram assento no Diretório Nacional do MD.
A princípio, o Mobilização Democrática terá 14 deputados federais (11 do PPS mais 3 do PMN). Mas esse número poderá aumentar, já que deverá ser aberta uma “janela” de um mês para permitir a outros parlamentares a migração para a nova legenda sem perderem seus mandatos. A expectativa é compor uma bancada com pelo menos 20 deputados federais.
Do blog do Robert Lobato

Nenhum comentário:

Postar um comentário