segunda-feira, 15 de abril de 2013

Serasa: Inadimplência do consumidor tem alta de 10,5% no 1º trimestre



A inadimplência do consumidor teve alta de 10,5% no 1º trimestre na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo pesquisa da Serasa Experian divulgada nesta segunda-feira (15). 
O valor médio da inadimplência não bancária (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) teve queda de 14,6% no primeiro trimestre. Já os títulos protestados, as dívidas com os bancos e os cheques sem fundos tiveram alta de 1,9%, 3,3% e 10,1%, respectivamente.
A inadimplência em março cresceu 3,6% na comparação com fevereiro, na primeira alta mensal de 2013. De acordo com a pesqusia, todas as modalidades de inadimplência do consumidor apresentaram alta em março.
Os cheques sem fundos tiveram o maior crescimento, com alta de 26,4%. As dívidas não bancárias tiveram alta de 2,5%. Já as dívidas com os bancos e os títulos protestados tiveram alta de 0,2% e 17,8%, respectivamente.
Segundo os economistas da Serasa Experian, as contas de início de ano, como o pagamento do IPVA e as despesas escolares, além de considerar o impacto da inflação, que reduz o poder aquisitivo da renda do trabalhador, prejudicaram o orçamento das famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário