sábado, 13 de abril de 2013

Estreia de “Revenge” na Globo desaloja reality de luta e recoloca “Avenida Brasil” em pauta

Emily Vancamp personagem central
A estreia de “Revenge” na Globo, no próximo domingo (14), vai recolocar em pauta um assunto que rendeu muita discussão durante a exibição de “Avenida Brasil”. Fãs da série americana acusam a novela brasileira de plágio ou cópia.


O ponto de partida de ambas são idênticos. Em “Avenida Brasil”, que estreou em março de 2012, Rita muda de nome e retorna ao Divino como Nina (Débora Falabella) para se vingar de Carminha (Adriana Esteves), que enganou seu pai. Em “Revenge”, que foi ao ar seis meses antes, em setembro de 2011, o argumento central é a volta aos Hamptons de Emily Thorne, que se chama na realidade Amanda Clarke (Emily VanCamp, foto acima) para se vingar de Victoria Grayson (Madeleine Stowe, à esquerda), matriarca da família responsável por ter traído seu pai.
O próprio canal pago Sony, que exibe “Revenge” no Brasil, ironizou a semelhança ao promover a segunda temporada da série. A chamada que a emissora levou ao ar em novembro passado “congelava” a personagem principal tal como em todo final de capítulo de “Avenida Brasil”. 

O tema, de fato, é semelhante, mas está presente em centenas de outras obras, igualmente.

O personagem injustiçado ou traído que retorna para se vingar é um dos temas favoritos do folhetim, desde “O Conde de Monte Cristo”, de Alexandre Dumas, publicado originalmente em capítulos num jornal francês entre 1844 e 1846. Hoje podemos ver em "Flor do Caribe" novela ao ar na Rede Globo as 18:00 horas.
Lançada em setembro de 2011, a série “Revenge” rendeu à rede de TV aberta ABC índices de audiência que ela não alcançava desde a terceira temporada de “Lost” (2006-2007). A Globo a exibirá, como faz com outros produtos semelhantes, em versão dublada, logo depois do “Fantástico”.

Como conta Jorge Corrêa, em seu blog, a estreia de “Revenge” afeta diretamente os fãs de MMA, já que a série está empurrando para a madrugada, na grade da Globo, o reality show “The Ultimate Fighter”. O anúncio da Globo ocorreu depois de dois domingos seguidos que “TUF” perdeu a luta da audiência para o “Programa Silvio Santos”, do SBT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário