quarta-feira, 5 de setembro de 2012

PINHEIRO: Escutec mostra empate técnico entre Filuca e Zé Arlindo


O candidato a prefeito de Pinheiro pela coligação “O Trabalho Está de Volta”, o ex-prefeito Filuca Mendes (PMDB), lidera pesquisa Escutec/O Estado realizada no município entre os dias 31 de agosto e 2 deste mês. Segundo os dados levantados, o peemedebista venceria a disputa, se as eleições fossem hoje, com 45,1% dos votos.
Em segundo lugar, aparece o atual prefeito, Zé Arlindo (PSB), que concorre pela coligação “Coragem e Liberdade”. Ele tem 37,2% das intenções de voto, seguido por Valdeny Barros, o Companheiro Valdeny (PSOL), com 6,7%. Os que não souberam ou não responderam ao questionário somam 11%.
O levantamento Escutec/O Estado foi feito com 401 eleitores, tem intervalo de confiança de 95% e foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão sob o protocolo MA-155/2012. Como a margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, pode-se dizer que Filuca e Zé Arlindo estão no limite do empate técnico.
Filuca também lidera o levantamento espontâneo. 42,1% disseram votar no candidato do PMDB mesmo quando não apresentados ao nome dele. Zé Arlindo tem 36,9% nesse quesito.
O Companheiro Valdeny aparece com 3,7% e outros 17,2% não souberam ou não responderam a essa pergunta.
Rejeição – No quesito rejeição, na consulta espontânea, quando os entrevistados não são apresentados ao disco com os candidatos, o peemedebista também leva vantagem sobre o principal adversário. Filuca é rejeitado por 32,7%, enquanto 39,4% dizem não votar em Zé Arlindo de jeito nenhum. Companheiro Valdeny aparece com 6,7% de rejeição.
Como esse levantamento, o eleitor pode dizer qualquer nome que lhe venha à mente, o ex-prefeito Zé Genésio e o filho dele, suplente de deputado Luciano Genésio – candidato a vice-prefeito na chapa do socialista – também aparecem. Eles são citados, respectivamente, por 0,5% e 0,2% dos entrevistados. Não sabem, ou não responderam somaram 20,4%.
Quando a rejeição é medida pelo critério estimulado, Zé Arlindo experimenta ligeira queda no índice: apenas 36,4% disseram não votar nesse; outros 29,9% rejeitam Filuca e 13,7% o Companheiro Valdeny. Não sabem ou não responderam são 20%.
Favorito – Dado interessante da pesquisa Escutec/O Estado é a chamada percepção de vitória. Quando os entrevistados são perguntados sobre quem acham que ganhará a eleição, independentemente do voto, 44,6% dizem acreditar na vitória de Filuca Mendes, e 32,4% dizem achar que o vencedor será Zé Arlindo.
Do jornal O Estado do MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário